Mulheres Veem Mulheres

Mulheres Vêem Mulheres
Será que existe um olhar feminino quando a mulher fotografa o seu próprio gènero? Foi com esta provocação que quatorze das mais importantes fotógrafas brasileiras e alunas do curso de bacharelado em fotografia do Centro Universitário Senac reagem nesta exposição. Essa questão tem sido debatida nos últimos 50 anos da história da fotografia, por pesquisadores como a americana Naomi Rosemblum que afirma que "as mulheres são responsáveis por uma nova estética no retrato", tema que propicia às mulheres explorar novas formas de posicionar se na sociedade, bem como meio para expressar seus sonhos, sentimentos, desejos e fantasias.
A exposição Mulheres Vêem Mulheres também contou com o workshop e a palestra "O gênero feminino na fotografia" proferida por Deborah Bright, a quem conheci no programa que participávamos como professores visitantes da Universidade de Harvard, em 2002.
Para finalizar espero que esta mostra possa sugerir algumas das diversas formas da diversidade estética quando mulheres lidar com as imagens de outra mulher.
João Kulcsár - Curador